halux valgo

Hálux Valgo — Como curar o Joanete?

Joanete é um inchaço ósseo doloroso que se desenvolve no interior do pé (na articulação do dedão do pé), muitas vezes, referidos como Hálux Valgo.

Os joanetes se desenvolvem lentamente. A pressão no dedão do pé faz com que ele se incline em direção ao segundo dedo. Esta deformidade é progressiva e aumentará com o tempo, embora os sintomas possam ou não estar presentes. 

Neste post, entenderemos mais sobre o joanete e seu tratamento. Confira!

Sintomas do Hálux Valgo

O sinal mais óbvio é um caroço protuberante na articulação, que pode doer, ficar inchado ou vermelho. Ainda, dificultar a movimentação dos dedos dos pés, especialmente do dedão.

A frequência ou a gravidade da dor pode progredir de uma hora para outra e, certamente, levará o paciente para uma consulta com um ortopedista especialista em pé.

Causas do joanete

Não existe uma causa específica para o Hálux Valgo. Algumas pessoas são mais propensas, devido ao modo como seus pés são moldados.

Os fatores, provavelmente, incluem:

  • tipo de pé herdado;
  • lesões nos pés;
  • deformidades presentes no nascimento (congênitas).

Qualquer um pode desenvolver um joanete, mas são mais comuns em mulheres do que em homens, talvez pelo estilo de calçado que elas usam.

Diagnóstico

Um médico, certamente, pode dizer que você tem um Hálux Valgo apenas olhando para o seu pé, mas ele solicitará um raio-X para ver se a articulação está danificada. 

O exame também pode dizer o quão sério é e, possivelmente, o que acarretou, auxiliando o médico na decisão de como tratar.

Sapatos de bico fino podem causar joanete?

Um dos grandes vilões é o salto de bico fino. O bico fino faz com que o dedão se desvie e aperte o dedinho do pé, causando problemas variados, como Hálux Valgo e pé chato.

Além do mais, os saltos altos colocam pressão na frente do pé e podem causar joanetes e outros problemas. Portanto, fique longe de sapatos que estejam apertados, sejam pontiagudos ou que cubram os dedos dos pés.

Tratamento

Existem várias opções de tratamento para joanetes. Os não cirúrgicos, geralmente, são executados no primeiro momento, incluindo analgésicos, órteses (palmilhas) e coxins.

No entanto, isso só pode ajudar a reduzir os sintomas dos joanetes, como a dor, mas não melhoram a aparência do pé.

Cirurgia tradicional

A cirurgia pode ser considerada caso os sintomas sejam graves e não respondam aos tratamentos não cirúrgicos. 

O tipo de cirurgia dependerá do nível de deformidade, da gravidade dos sintomas, da idade e de quaisquer outras condições médicas associadas.

Prevenção dos joanetes

A melhor maneira de reduzir as chances de desenvolver joanetes é usar sapatos que se encaixem corretamente, pois, como já mencionamos, os que são muito apertados ou têm saltos altos podem forçar os dedos.

Vale lembrar que o tratamento do Hálux Valgo é da responsabilidade do médico ortopedista, especialista em tornozelo e pé.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  ortopedista em Aracaju.

Dr. Ronald Barreto

Posted by Dr. Ronald Barreto