cifose postural

Você sabe o que é cifose postural?

A cifose postural é a curvatura frontal não natural da coluna. Uma quantidade moderada de curvas é normal, mas a cifose resulta em arredondamento excessivo.

Uma coluna normal pode dobrar até 45 graus, mas a cifose é diagnosticada quando a curvatura atinge 50 graus ou mais e pode ser medida em um raio-X.

Neste post, explicaremos um pouquinho sobre o diagnóstico, categorias, sintomas e tratamento para a cifose postural. Confira!

Como é feito o diagnóstico?

Para o diagnóstico, o médico realiza um exame físico para determinar a natureza da curvatura de sua coluna e também procura por quaisquer problemas subjacentes associados a ela.

Alguns testes adicionais podem incluir:

• raio-X da espinha;
  • ressonância magnética;
  • testes de função pulmonar, caso a respiração seja afetada.

Quais as categorias de cifose?

Existem três tipos principais de cifose anormal:

• Cifose postural — o tipo mais comum, normalmente atribuído ao slouching — pode ser tratada corrigindo desequilíbrios na musculatura das costas, geralmente com exercício ou órtese;
  • Cifose de Scheuermann (juvenil) — geralmente mais severo, rígido e deformador — tipicamente ocorre em meninos do início da adolescência e, muitas vezes, requer cinta ou cirurgia;
  • Cifose congênita — presente no nascimento se a coluna vertebral de uma criança não se desenvolver normalmente no útero — muitas vezes, requer cirurgia.

Quais os sintomas da cifose postural?

Além da corcunda óbvia nas costas, os sintomas de cifose postural podem incluir:

• dor nas costas leve;
  • rigidez / sensibilidade na coluna;
  • perda de altura;
  • dificuldade em permanecer ereto, piorando ao longo do dia;
  • fadiga;
  • dificuldade em respirar (em casos graves).

Dependendo da causa da cifose, os sintomas podem variar de leves, sem necessidade de tratamento, a graves, que podem exigir cirurgia.

Há tratamento?

O tratamento para a cifose postural dependerá da causa. Os possíveis incluem:

• cirurgia corretiva, no caso de cifose congênita;
  • suporte para as costas e fisioterapia, no caso da doença de Scheuermann, com possibilidade de cirurgia, quando tratar de cifose extrema e dolorosa;
  • tratamento da osteoporose, no caso de fraturas por compressão, com possibilidade de cirurgia, por dor intensa ou compressão dos nervos;
  • uso de medicamentos e cirurgia, se necessário, em casos de cifose causada por infecção.

Existe possibilidade de cirurgia?

Quando a cifose postural é severa, o médico ortopedista pode indicar cirurgia para a correção do desvio. Normalmente, ela é feita em caso de cifose congênita, ainda durante a infância ou adolescência. Ainda, é recomendada se há doença de Scheuermann com mais de 70 graus no ângulo de Cobb.

Como posso evitar a cifose?

As cifoses de Scheuermann e congênita são resultado de um problema estrutural com as vértebras. Infelizmente, não há nada que as pessoas possam fazer para prevenir esses tipos de cifose.

É possível prevenir a cifose postural ou diminuir a gravidade com fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos das costas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  ortopedista em Aracaju.