Pode ocorrer artrose na juventude?

Quando você ouve a palavra “artrose”, provavelmente pensa em uma pessoa idosa com dores nas articulações. Mas a artrose realmente pode aparecer tanto em pessoas jovens quanto em idosos.

Essa é uma condição degenerativa que ocorre quando a cartilagem que reveste e protege as articulações se desgasta. Isso acontece gradativamente e tende a piorar com o tempo. A doença afeta milhões de pessoas no país, e os jovens não estão de fora dessa lista. Acompanhe a leitura e descubra por que ela também pode ocorrer na juventude.

O que é a artrose?

A artrose, que também é conhecida como osteoartrose, define uma junção de problemas relacionados à perda da cartilagem articular, que está associada ao osso subcondral, o que resulta em uma dor crônica nas articulações. É muito comum entre pessoas mais idosas, porém acomete muito mais jovens do que se imagina.

Por que ocorre em pessoas mais jovens?

A degeneração articular ocorrer em atletas e indivíduos mais jovens em decorrência do impacto de cargas repetitivas. Além disso, outro fator relacionado às pessoas mais jovens é o fato de que elas se expõem mais a traumas ocasionados por determinados esportes. O desgaste da cartilagem acontece pelo impacto repetitivo desses esportes.

Por isso, dissemos jovens e atletas. Não basta ser apenas jovem, a condição para que a artrose aconteça são os danos ocasionados por esse tipo de pressão nas articulações, que geralmente vêm de esportes de alto impacto, como futebol, corrida e outros similares.

Há alguma predisposição para desenvolver a artrose?

Jovens que sofreram lesões nas articulações, como no menisco e no manguito rotador do ombro, são mais propensos a desenvolver artrose, sendo que esse distúrbio afeta geralmente as mãos, ombros, joelhos, quadris e coluna.

Como dito anteriormente, pessoas que praticam esportes extenuantes, ou correm longas distâncias, também estão propensas a danificar suas articulações e desgastar prematuramente a cartilagem.

No entanto, a genética também desempenha um papel no desenvolvimento da osteoartrose. Boa parte dos casos da doença resultam de uma disposição hereditária, o que significa que praticar esportes nem sempre é o problema. Os jovens com sobrepeso também são mais propensos a desenvolver tais distúrbios

Há diferença nos sintomas da artrose em jovens?

Não há diferença nos sintomas. Embora eles possam variar dependendo da articulação afetada, é importante ficar de olho nos sinais mais básicos:

• dor forte;
  • inchaço;
  • nódulos provenientes de calcificação;
  • rigidez;
  • andar manco;
  • crepitações e sensibilidade.

Um sintoma menos comum em pessoas mais jovens é a deformidade articular, que ocorre ao longo do tempo, com artrose mais avançada. Não devemos esquecer, entretanto, de que os jovens são mais tolerantes à dor. Sendo assim, é muito provável que, ao sentirem alguns sintomas, eles sejam desprezados. Por isso, não se pode ignorar os sinais que listamos aqui.

Por fim, se a artrose chegar para os mais jovens, o conselho é não perder tempo. Se os sintomas se apresentarem, a dor se intensificar sem sinal de melhora, mesmo com fisioterapia, procure um médico. Esperar muito tempo piora o quadro da artrose e diminui a chance de preservação da articulação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  ortopedista em Aracaju.